Novidades, Estudos e Sermões Gratuitos

Aqui você encontra artigos, estudos e sermões que podem te ajudar no seu dia a dia ministerial, um conteúdo rico em conhecimento para você dominar e utilizar em suas ministrações e ensino.
Total 10 Resultados
As três fontes de conhecimento do pregador
As três fontes de conhecimento do pregador

Mas o que é conhecimento? Conhecimento vem do latim: cognoscere, que significa, “ato de conhecer”, como a própria palavra indica, é o ato ou efeito de conhecer algo ou alguma coisa. Como por exemplo: conhecer as leis brasileiras, conhecimento de um fato, conhecimento de um documento, conhecer um produto, conhecer a Deus, isso tudo é relacionado ao saber, instrução ou cabedal cientifico (homem com grande conhecimento). Também podemos destacar o conhecimento como uma informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência ou pela consciência. Conhecimento NaturalO conhecimento natural é o conhecimento empírico, baseado nas experiências de mundo adquirido pelo uso dos sentidos. Conhecimento PesquisadoO conhecimento pesquisado é como um processo de produção do saber para compreensão de fatos, isto é, o conhecimento que nos auxilia na interpretação da realidade vivida. Conhecimento ReveladoO conhecimento revelado é um entendimento espiritual, que permite compreender fatos além dos limites naturais. Dessa forma, todos aqueles que querem crescer como pregador do evangelho devem buscar conhecer a Deus e suas ações dentro desses três pilares. O que você não consegue compreender com o natural e não recebe como revelação, então você deve pesquisar para obter mais compreensão.Você precisa se preparar, você precisa subir o altar com o esqueleto da mensagem e Deus dará o corpo da mensagem segundo a necessidade da igreja. Pr. André Matias – Renascer Instituto Teológico


Ler o Conteúdo

Publicado - Fri, 28 Jan 2022

7 Motivos para você orar mais para sua família
7 Motivos para você orar mais para sua família

Em meio a tantas coisas que estamos vendo acontecer em nosso mundo, acabamos ficando preocupados com quem tanto amamos; nossos avós, nossos pais, filhos, tios e tias, primos e primas e porque não dizer nossos irmãos em Cristo que é uma grande família. Diante disso temos que ter em mente que a oração é muito importante e para gerar em você mais confiança no porque orar por sua família, segue 07 motivos baseados na bíblia para te motivar. 1. Porque Deus nos ouve.Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele.  –  Salmos 4:3 2. Porque nossa oração é poderosa!Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. – Tiago 5:16 3. Porque não precisamos nos esconder.Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; – Salmos 66:18 4. Porque Deus conversa conosco.E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. Isaías 65:24 5. Porque encontramos o que precisamos.Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. – Mateus 7:7,8 6. Porque acreditar é receber.E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis. – Mateus 21:22 7. Porque Ele atende nossas necessidades.E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; – Filipenses 4:15


Ler o Conteúdo

Publicado - Fri, 28 Jan 2022

A Pia de Bronze - Curiosidades Bíblicas - Série O Tabernáculo
A Pia de Bronze - Curiosidades Bíblicas - Série O Tabernáculo

Introdução O livro de Êxodo registra poucos detalhes sobre a construção da Pia de Bronze (Êx 30: 17-21). O Senhor manda Moisés fazer a bacia e seu suporte de bronze, mas ele não prescreve dimensões para a bacia. A pia tinha uma dupla função que era de fornecer água para a limpeza dos sacerdotes através da lavagem, e servia também para relembrar a santidade de Deus quando o sacerdote olhasse para o reflexo do "espelho" e lê-se o que estava na lâmina em sua testa: "Santidade ao Senhor" (Êx 28: 36-38).SignificadoA pia foi feita com espelhos de bronze das mulheres, e enchidas de água , para limpeza constante dos sacerdotes que ministravam na Casa do Senhor (Êx 38:8).A lavagem com água era a forma provisória e repetitiva, providenciada pelo Senhor, pelo qual os sacerdotes eram submetidos a um ritual de purificação e assim pudessem ministrar em sua presença. Eles obrigatoriamente se lavavam na pia de bronze quando se aproximavam do altar; ou antes de entrarem no Tabernáculo para ministrar.ConclusãoPara entrar no santuário do Tabernáculo, após ministrar no Altar dos Holocaustos, o sacerdote lavava-se na pia de bronze com água limpíssima. Por meio deste estudo, podemos vislumbrar diversos ensinamentos que Deus nos dá através das figuras do Tabernáculo. Assim é hoje em dia com cada ser humano. Todos se contaminaram com o pecado e necessitam ser lavados para poder se aproximar do Deus Santíssimo (Rm 3:23).


Ler o Conteúdo

Publicado - Tue, 09 Ago 2022

Altar do Sacrifício - Curiosidades Bíblicas - Série...
Altar do Sacrifício - Curiosidades Bíblicas - Série...

IntroduçãoNo antigo testamento, os israelitas ofereciam sacrifícios pelos seus pecados. E o local de realização dos sacrifícios era no altar do holocausto.Os pecados eram expiados através do derramamento de sangue de um animal escolhido.Não importava a condição de uma pessoa, sem o derramamento de sangue não havia perdão. A fumaça das ofertas queimadas no holocausto exalava um cheiro suave ao Senhor. Levítico 1:09SignificadoO altar da oferta queimada era uma das características mais visíveis no pátio do tabernáculo e, posteriormente, no templo de Jerusalém. Por estar posicionado entre a entrada do pátio e o acesso que levava ao Santo Lugar do santuário, ninguém poderia chegar à presença de Deus sem primeiro passar por esse altar. Esses sacrifícios eram essenciais para garantir que pessoas pecaminosas e contaminadas pudessem se aproximar, com segurança, da presença santa de Deus.ConclusãoO ritual para tornar os sacerdotes santos assume um significado adicional quando  percebemos que, para os Israelitas, o tabernáculo era, entre outras coisas, uma miniatura do Monte Sinai. Aqueles que ofereceram os sacrifícios e foram resgatados do poder da morte; o animal funcionava como um substituto, tomando o castigo que deveria vir sobre os sacerdotes. Quando eram cobertos com sangue retirado do sacrifício, eram limpos da contaminação do pecado. O sangue do altar era então borrifado sobre os sacerdotes para santificá-los. Finalmente, tendo sido consagrados, os adoradores deviam comer a carne consagrada do sacrifício.


Ler o Conteúdo

Publicado - Thu, 25 Ago 2022

Mesa dos Pães da Proposição - Curiosidades Bíblicas...
Mesa dos Pães da Proposição - Curiosidades Bíblicas...

IntroduçãoOs pães da proposição eram os pães que estavam sempre presentes em uma mesa especialmente dedicada, no Templo de Jerusalém, como uma oferenda a Deus.Deus falou a Moisés sobre a mesa dos pães quando lhe deu instruções a respeito da construção do Tabernáculo e a fabricação de seus utensílios. A mesa era feita de madeira de acácia e tinha dois côvados de comprimento, um de largura e um côvado e meio de altura.SignificadoA mesa dos Pães destacava a íntima comunhão existente entre Deus e seu povo. A cada semana, no último dia, doze pães eram colocados sobre a mesa, arrumados em duas fileiras.Esses doze pães representavam as doze tribos de Israel. Sendo assim, uma oferta de alimentos apresentada a Deus, que deveria ser continuamente realizada como ''Aliança Perpétua" (Lv: 24-8).ConclusãoO simbolismo dos pães da proposição se cumpre em Cristo e sua Igreja, tanto no aspecto pessoal como coletivo. Por isso Jesus disse: “o que vem a mim jamais terá fome”. Diferentemente dos pães da proposição que precisavam ser substituídos semanalmente, Cristo não é um alimento simplesmente material e temporal, mas espiritual e eterno.


Ler o Conteúdo

Publicado - Fri, 26 Ago 2022

O Candelabro de Ouro - Curiosidades Bíblicas - Série...
O Candelabro de Ouro - Curiosidades Bíblicas - Série...

IntroduçãoO candelabro ou menorá em hebraico, é um castiçal com uma coluna do centro da qual saem seis hastes, totalizando sete braços (Êxodo 25:31-32).Segundo os judeus, o candelabro remete aos olhos de Deus que sondam toda a terra. Na interpretação cristã o castiçal de outro aponta para Cristo e sua Igreja que é a luz do mundo (Mateus 5:14-16).SignificadoO candelabro era feito de ouro batido e colocado do lado sul do Lugar Santo (Êx 40:24), tinha sete lâmpadas, as quais eram mantidas acesas todas as noites.Para o povo de Deus, a menorá no templo simbolizava a vida e as bênçãos que Deus havia dado ao seu povo. No entanto, o candelabro deveria também lembrar o povo hebreu de uma árvore em particular.ConclusãoA fim de que a nossa candeia tenha boa luz e para que todo nosso ser desfrute de clareza espiritual, assumamos semelhante compromisso do salmista: “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Sl 101.3). Se nos policiarmos naquilo sobre que estamos pondo nossos olhos, e se nos deixarmos guiar pela Palavra de Deus que é “lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos” (Sl 119.105), então como o candelabro no tabernáculo teremos luz continuamente! Os ímpios vão se afundando em abismos de escuridão moral e espiritual, “mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18).


Ler o Conteúdo

Publicado - Mon, 29 Ago 2022

Altar do Incenso  - Curiosidades Bíblicas - Série...
Altar do Incenso - Curiosidades Bíblicas - Série...

IntroduçãoO Altar do Incenso servia ao propósito prático de aromatizar gradativamente o ar que junto formava uma coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro de ouro. Sendo assim, a fumaça do próprio incenso, passou a simbolizar as orações do povo de Deus. No tabernáculo o incenso só podia ser oferecido pelos sacerdotes, que serviam como intermediadores entre o povo e Deus. SignificadoO principal simbolismo ligado ao incenso é a oração feita a Deus, "Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde" (Sl 141:2).O perfume característico produzido pela queima do incenso subia às narinas de Deus, da mesma maneira que sobem aos céus as orações do justo. O altar do incenso era apropriadamente colocado próximo da arca, ainda que do lado de fora do véu, pois o sacerdote tinha que usá-lo diariamente.ConclusãoDeus disse a Moisés que parte do incenso deveria ser reservada para estar diante do Testemunho na tenda da congregação (Êx 30:36). Embora o incenso fosse uma parte essencial da adoração no tabernáculo e no tempo, não é mais necessário para o culto da nova aliança.Nesse novo templo, não precisamos mais de mediadores sacerdotais para levar nossas orações a Deus, pois podemos nos aproximar sabiamente dEle.


Ler o Conteúdo

Publicado - Mon, 05 Set 2022

O Véu  - Curiosidades Bíblicas - Série O Tabernáculo
O Véu - Curiosidades Bíblicas - Série O Tabernáculo

IntroduçãoO Véu do tabernáculo era feito de linho fino torcido com azul, púrpura, carmesim, com a imagem de querubins de obra prima bordada nele. Os querubins são os anjos guardiões da santidade de Deus. O tamanho e grossura do véu deram muito mais importância aos eventos que aconteceram no exato momento da morte de Cristo na cruz. "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de cima a baixo." (Mateus 25:50-51)SignificadoO véu do Tabernáculo era um lembrete constante de que o pecado nos torna ineptos para entrar na presença de Deus. O fato de que a oferenda de pecado era oferecida anualmente e inúmeros outros sacrifícios eram repetidos diariamente serviam para nos mostrar graficamente que sacrifícios de animais não podiam permanentemente expiar o pecado. ConclusãoO rasgar do véu aconteceu na hora nona, isto é, às três horas da tarde. Curiosamente esse era o horário em que os sacrifícios da tarde eram oferecidos no Templo. No momento da morte de Jesus, simboliza que Seu sacrifício e o derramamento do seu próprio sangue serviram como uma expiação suficiente pelos pecados para sempre, Ele removeu as barreiras entre Deus e o homem. Por isso podemos agora nos aproximar dEle com confiança e audácia. (Hebreus 4:14-16).


Ler o Conteúdo

Publicado - Mon, 05 Set 2022

Arca da Aliança - Curiosidades Bíblicas - Série...
Arca da Aliança - Curiosidades Bíblicas - Série...

Introdução A Arca da Aliança é um dos maiores mistérios criado pelas diretrizes de Deus, sendo um dos utensílios mais importantes para os Israelitas do Antigo Testamento. Era banhada a ouro e coberta por dois querubins alados que se estendiam um de frente para o outro, e sobre aquelas asas estava o propiciatório, que era o local onde Moisés recebia a palavra de Deus. "E ali virei a ti e falarei contigo acima do propiciatório, no meio dos dois querubins, tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel", disse o Senhor a Moisés em (Êx: 25-22)SignificadoA Arca simbolizava, para os Israelitas, a presença de Deus e continha três itens: Os Dez mandamentos escritos em duas tábuas, a Vara de Arão e um Vaso de Maná.Uma vez por ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote entrava no templo e aspergia o sangue de um animal sacrificado no propiciatório para apaziguar a ira de Deus pelos pecados cometidos no passado, sendo o único lugar no mundo onde esta expiação podia acontecer.ConclusãoNinguém sabe onde está a Arca da Aliança. A última referência à Arca na Bíblia foi no reinado de Josias, que realizou uma reforma religiosa e restaurou o templo (II Crônicas 35:3)Cerca de 22 anos depois da morte do Rei Josias, Jerusalém foi invadida por Nabucodonosor, Rei da Babilônia. Ele destruiu o templo e levou seus utensílios para a Babilônia (II Crônicas 36: 17-19). No entanto, a Bíblia não diz o que aconteceu com a Arca da Aliança.


Ler o Conteúdo

Publicado - Mon, 12 Set 2022

Procurar
Categorias mais visitadas
Novidades e Estudos
Porque você é Importante para Deus?
Porque você é Importante para Deus?
Na jornada da vida, todos nós passamos por momentos difíceis que podem nos levar a questionar o amor e o cuidado de Deus por nós. Em tais momentos, é fácil sentir que não temos valor, especialmente quando olhamos para nossos erros e deixamos que a tristeza e a angústia dominem nosso coração. No entanto, é crucial lembrar-se das promessas e palavras de Deus. Ele não mede nosso valor com base nos nossos erros, mas nos vê com olhos de amor e compaixão.Vamos refletir sobre o que Deus nos diz em Sua Palavra, e como cada uma dessas verdades pode transformar nossa visão sobre o nosso valor e importância para Ele.1. Eu te fiz à Minha imagemDeus nos criou à Sua própria imagem, o que significa que somos uma representação do Seu caráter e natureza. Desde o início, Deus nos projetou com cuidado e propósito, conforme descrito em Gênesis 1:27: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Esta verdade nos lembra que nossa vida e nosso corpo são preciosos aos olhos de Deus.2. Eu te criei com detalhes únicosDeus é detalhista e atento a cada aspecto da nossa vida. Desde quando estávamos no ventre de nossa mãe, Ele cuidou de cada detalhe. Como está escrito em Salmos 139:13: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.” Somos obras-primas de Deus, criados com singularidade e propósito.3. Eu sei tudo sobre vocêNada em nossa vida é desconhecido para Deus. Ele nos conhece completamente e se importa profundamente conosco. Ele sabe o que nos faz felizes, o que nos entristece e nossas necessidades mais íntimas. Como diz em Mateus 10:30: “Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.” Esta é a prova do cuidado e do amor pessoal de Deus por cada um de nós.4. Eu dei o meu melhor para vocêO maior presente que Deus nos deu foi Seu próprio Filho, Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para que pudéssemos ter vida e comunhão com Ele. Em João 4:9, lemos: “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.” Este ato supremo de amor demonstra o quanto somos importantes para Deus.5. Eu te ajudo a vencerDeus está conosco em todas as batalhas da vida. Ele nos dá força, sabedoria e coragem para enfrentar desafios e nos garante a vitória. Mesmo nos momentos mais difíceis, podemos confiar que Deus está ao nosso lado, nos guiando e sustentando.6. Você faz parte do meu Povo exclusivoDeus nos escolheu para sermos parte do Seu povo especial, uma nação santa dedicada a Ele. Essa escolha nos dá uma identidade e um propósito que transcendem qualquer circunstância terrena.7. Por você foi pago um alto preçoO preço que foi pago por nós foi o sangue de Jesus. Isso nos mostra o quão valiosos somos para Deus, pois Ele não hesitou em sacrificar Seu próprio Filho por nossa salvação.8. Eu nunca me esquecerei de vocêDeus nos assegura que, independentemente do que aconteça, Ele nunca nos esquecerá. Seu amor por nós é eterno e imutável, e Ele está sempre presente em nossas vidas.9. Eu quero que você venha morar comigoO desejo de Deus é que vivamos com Ele para sempre. Ele preparou um lugar para nós e nos convida a estar com Ele na eternidade, onde não haverá mais dor, sofrimento ou tristeza.ConclusãoVocê é imensamente importante para Deus. Ele criou você com amor, cuida de você com atenção, e tem um propósito eterno para sua vida. Independentemente das circunstâncias, nunca se esqueça do valor que você tem aos olhos de Deus. Permita que essas verdades guiem sua vida, fortaleçam sua fé e tragam paz ao seu coração.

Wed, 14 Ago 2024

O que é ser um pregador da palavra de Deus
O que é ser um pregador da palavra de Deus
Ser um pregador é um chamado sagrado que exige compromisso, dedicação e amor ao próximo. A missão de um pregador vai além de apenas falar sobre o Evangelho; trata-se de viver e exemplificar a Palavra de Deus em todas as ações. Este texto aborda os diversos aspectos que definem a essência de ser um pregador, desde o estudo diligente da Bíblia até a demonstração de amor e compaixão para com as almas necessitadas de salvação. Ser um pregador é: Trabalhar na obra de Deus, com o objetivo de levar o Evangelho a todas as pessoas do mundo e compartilhar o conhecimento da salvação através de Jesus Cristo.Ser um pregador é: Dedicar-se ao estudo bíblico e à oração diária para se preparar para anunciar o Evangelho como Deus o ordena. É compartilhar o Evangelho de forma clara, consistente e relevante para o ouvinte.Ser um pregador é: Ter um coração de serviço, compromisso e obediência a Deus ao pregar a Sua Palavra. É ter um profundo amor pelas pessoas e uma profunda preocupação com a salvação espiritual de todos.Ser um pregador é: Mostrar a misericórdia e o amor de Deus ao pregar a Sua Palavra. É lembrar as pessoas de seus pecados e incentivá-las a se arrependerem e aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador.Ser um pregador é: Orar por aqueles que ouvem a Palavra de Deus e colocar seus desejos em segundo plano em benefício das almas. Conclusão:A vida de um pregador é marcada pelo zelo em cumprir o propósito divino de levar a mensagem da salvação a todos os cantos da Terra. Com um coração cheio de amor, dedicação e compromisso, o pregador é um instrumento nas mãos de Deus para transformar vidas e conduzir almas ao caminho da salvação. Que cada pregador encontre forças em Deus para continuar essa missão tão importante.

Tue, 13 Ago 2024

Arca da Aliança - Curiosidades Bíblicas - Série...
Arca da Aliança - Curiosidades Bíblicas - Série...
Introdução A Arca da Aliança é um dos maiores mistérios criado pelas diretrizes de Deus, sendo um dos utensílios mais importantes para os Israelitas do Antigo Testamento. Era banhada a ouro e coberta por dois querubins alados que se estendiam um de frente para o outro, e sobre aquelas asas estava o propiciatório, que era o local onde Moisés recebia a palavra de Deus. "E ali virei a ti e falarei contigo acima do propiciatório, no meio dos dois querubins, tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel", disse o Senhor a Moisés em (Êx: 25-22)SignificadoA Arca simbolizava, para os Israelitas, a presença de Deus e continha três itens: Os Dez mandamentos escritos em duas tábuas, a Vara de Arão e um Vaso de Maná.Uma vez por ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote entrava no templo e aspergia o sangue de um animal sacrificado no propiciatório para apaziguar a ira de Deus pelos pecados cometidos no passado, sendo o único lugar no mundo onde esta expiação podia acontecer.ConclusãoNinguém sabe onde está a Arca da Aliança. A última referência à Arca na Bíblia foi no reinado de Josias, que realizou uma reforma religiosa e restaurou o templo (II Crônicas 35:3)Cerca de 22 anos depois da morte do Rei Josias, Jerusalém foi invadida por Nabucodonosor, Rei da Babilônia. Ele destruiu o templo e levou seus utensílios para a Babilônia (II Crônicas 36: 17-19). No entanto, a Bíblia não diz o que aconteceu com a Arca da Aliança.

Mon, 12 Set 2022

Listar Novidades